Maior e mais tecnológico. Conheça o novo Audi A3 Sedan

Depois de há uns meses ter mostrado o A3 Sportback, a Audi acaba de apresentar o A3 Sedan, que agora entra na sua segunda geração.

Mais do que uma evolução visual, este modelo aposta na evolução do desenho da geração anterior, tal como já tínhamos visto no A3 Sportback. Porém, cresceu 4 cm no comprimento - para um total de 4,50 metros - e 2 cm na largura (1,82 m), com a altura a estar agora fixada nos 1,43 metros (+ 1 cm). 

Estes números deixam o A3 Sedan com um comprimento em tudo semelhante ao do Audi A4 original. Mas apesar
 do crescimento, a distância entre eixos manteve-se igual, tal como a capacidade de carga da bagageira, fixada nos 425 litros.

No interior, e tal como já tínhamos visto no A3 Sportback, este A3 Sedan passa a contar com um painel de instrumentos digital de 10,25’’ ou, opcionalmente, com o Audi Virtual Cockpit de 12,3’’ e um ecrã central de 10,1’’.

A plataforma modular de info-entretenimento MIB3 é totalmente nova e a marca dos quatro anéis garante que é 10 vezes mais potente do que a sua antecessora, permitindo assim que este A3 Sedan disponha de reconhecimento de escrita, comando vocal, funções avançadas de conectividade e navegação em tempo real, isto já para não falar do facto de se conseguir ligar à infraestrutura através do sistema "Car-to-X".

Que motores estão disponíveis?

Quanto aos motores, este A3 Sedan recorre aos mesmos blocos que já conhecemos da variante Sportback, pelo que estará disponível com apenas três motorizações: duas a gasolina e uma Diesel.

A oferta a gasolina é formada pela variante 35 TFSI, que consiste num bloco 1.5 TFSI com 150 cv de potência e caixa manual de seis velocidades, apresentando consumos médios de 4,7-5,0 l/100 km e emissões de CO2 de 108-114 g/km.

A outra variante a gasolina assenta exactamente no mesmo motor 1.5 TFSI com 150 cv, ainda que esteja equipada com uma caixa automática de dupla embraiagem S tronic de sete velocidades e com um sistema "mild-hybrid" de 48 V que garante - momentaneamente - mais 50 Nm de binário ao conjunto.

Para esta m motorização a Audi reclama consumos médios de 4,7-4,9 l/100 km e emissões de CO2 de 107-113 g/km. Esta variação de valores justifica-se pela quantidade de configurações possíveis, nomeadamente ao nível das dimensões das jantes e dos pneus.

Quanto à gama Diesel do A3 Sedan, resume-se ao 2.0 TDI de 150 cv, que aqui surge associado a uma caixa automática de dupla embraiagem S tronic de sete velocidades. 

A Audi reivindica consumos médios de 3,6-3,9 l/km e emissões de CO2 de 96-101 g/km.

Quando chega?

Apesar do panorama em que nos encontramos, por culpa da pandemia de COVID-19, a Audi já fez saber que as pré-encomendas do A3 Sedan arrancam ainda durante o mês de Abril na Europa, com as primeiras entregas previstas para o Verão.

Os preços para o nosso país ainda não foram anunciados, mas já se sabe quanto este A3 Sedan vai custar "em casa", no mercado germânico, onde a versão 35 TFSI arranca nos 29.800 euros. Mas não tome este valor como referência, é que tal como sempre acontece, por cá será bastante mais caro. Agradeça à fiscalidade portuguesa.

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